Economia Pesqueira, Ecossistemas Costeiros e Marinhos, Mudanças Globais e Dimensão Humana

Patrízia Raggi Abdallah   

 

Mudanças globais e variabilidade climática são temas de discussão atual no cenário mundial. A pesca é uma atividade fortemente afetada por estas mudanças climáticas. Por exemplo, no caso de mudanças em escala interanual como o El Niño, populações de peixes podem ser afetadas por alterações na distribuição padrão das espécies migratórias. Estes efeitos implicarão diretamente na reprodução e recrutamento de espécies, refletindo em seu ciclo de vida; mudanças na atmosfera, tais como vento, por exemplo, podem influir sobre as mudanças nos blooms de fitoplancton, podendo resultar em queda na produtividade biológica, produtividade pesqueira e perda da biodiversidade. Como conseqüência, em termos de dimensão humana, estes impactos afetarão a produtividade industrial, a geração de emprego e renda no setor pesqueiro, produzindo forte impacto sobre a sociedade.

Alterações na pesca, advindas de mudanças climáticas, afetará a economia de um setor que já depende de recursos sobreexplotados. Entre os impactos esperados, os efeitos sobre as pescarias de subsistência e de pequena escala podem ser devastadores, pela falta de mobilidade e alternativas tecnológicas, sendo estas freqüentemente as mais dependentes de recursos costeiros e estoques marinhos. Estes estoques comumente se reproduzem em água doce ou requerem água de baixa salinidade estuarina para se desenvolverem, e são susceptíveis a mudanças em níveis de precipitação devido a mudanças climáticas. Assim, tais impactos afetam diretamente pescadores, comunidades pesqueiras, e a sociedade local/regional em termos de aspectos sociais e econômicos.

Com esta ampla interação entre a economia da pesca, a dimensão humana, a dinâmica dos ecossistemas costeiros e marinhos e as mudanças globais influindo na natureza destas variáveis, esta linha de pesquisa propõe um maior entendimento destas relações e auxiliar com estudos e metas voltadas à mitigação de impactos negativos para o ambiente e a sociedade.